segunda-feira, abril 16

Mudaram as estações nada mudou (De novo)

Hoje, quando estava no carro indo fazer umas coisas, começou a tocar Por Enquanto na versão mais punk que já existiu, a da Cássia Eller (numa rádio que está em modo experimental. O legal disso é que só toca música o dia todo, só parando para a funesta Voz do Brasil) e eu comecei a analisar a letra da música que muitas vezes eu mesma cantei no automático.... Parece que é quando estamos mais magoados que começamos a filosofar sobre.... Tudo.

Por mais que seja piegas, mas a letra da música é bastante interessante, pois ela já começa com “Mudaram as estações, mas nada mudou” e essa frase pode ser interpretada de tantas maneiras quantas forem possíveis dentro da nossa belíssima língua portuguesa. Eu mesma já interpretei essa frase de tantas formas diferentes, que fica complicado tentar adivinhar qual sentido que o Renato colocou nessa frase.

A minha interpretação desta vez é que por mais que eu tente, parece que eu e essa coisa de relacionamento não fomos feitos um para o outro, e a ironia disso tudo é que, como dizem, como sou teimosa ainda insisto, sabem aquela frase que diz “mãe é tudo igual, só muda o endereço”? É mais ou menos por aí esse quesito da minha vida, porque... Da primeira vez que acontece realmente não é sua culpa, da segunda vez, você fica pensando que, por mais difícil que seja, um raio ainda pode cair no mesmo lugar, mas... Três vezes? Três vezes SEGUIDAS que se tenta e que no final o que você escuta é: Eu tô fazendo isso para não te machucar... Ironicamente fazendo a única coisa que destrói o coração de uma pessoa... Três vezes que “não é você, sou eu”, faz você parar para pensar em entrar para o monastério...

Ai começam as várias dicas, algumas até ajudam, não nego, mas...

Então você se pega fazendo a única coisa que você parece ter talento: filmes. Se joga no mundo cinematográfico, constrói seu muro, dessa vez com mais pedras, e fica lá dentro sem se importar com o que acontece ao seu redor. Dessa vez o “mudaram as estações, nada mudou” é que SEMPRE ocorre o mesmo resultado, coração magoado, depois de um “não é você, sou eu”... Depois da terceira vez, você passa ter a certeza que sim, é você. É você que não vale a pena.

E claro, você não quer que seus amigos te achem uma chata, porque convenhamos, não é legal você alugar seus amigos, então, você se dá no direito de ficar uns três dias sem a máscara, mas logo você a coloca novamente, tirando-a somente quando todos da sua casa já se recolheram.... Assim, você pode tirar o seu sorriso e mostrar seu verdadeiro rosto. E você a coloca por medo, porque a gente sabe que as pessoas dificilmente entendem que cada um tem seu próprio tempo de luto.

Então, lá está você novamente com aquela péssima sensação da qual você passou anos evitando com louvor... Aquela sensação de estar cansada de tudo isso, de toda essa dor... De novo e você não quer admitir, mas lá dentro, lá no fundo, você sonha que alguma reconciliação de filme das comédias românticas que tanto se assistia na sessão da tarde, ocorra na realidade... Não ocorre. E realmente, dizem que a esperança é a última que morre, sim, porque a esperança te deixa feito uma imbecil olhando umas mil vezes por dia um aparelho esperando algum esboço de mensagem, mensagem essa que seu cérebro sabe que não vai existir...

Sabem o que dá mais raiva? É você imaginar o “e se....”, isso que dá raiva, porque dá esperança, esperança essa que você já deveria ter aprendido a não ter mais. As coisas inacabadas, ou acabadas como um piscar de olhos ou respirar (Coisas que fazemos sem nem notar que fazemos) que nos deixam piores. Será que mais alguém é assim?

Aí, teóricos ficam falando que o mundo está mais egoísta (Eu detesto egoísmo), claro que está, mesmo quem não é acaba se tornando não porque quer, mas por necessidade. Aí começam os julgamentos de que você está egoísta demais... claro, antes ser egoísta que ter esse buraco (Aquele que Stephanie Meyer descreve brilhantemente no livro Lua Nova – E sim, ela descreve esse buraco de forma perfeita, somente quem já teve, ou tem, sabe que é aquilo mesmo) dilacerando cada parte do seu ser e da sua consciência. É desse buraco, dessa dor que surgem os grandes males da sociedade. Não se preocupem, não é esse o caso!

Mas o cansaço é! A gente cansa de tentar, tentar, tentar; parece que nada do que a gente faça é certo ou correto, ou.... Que a gente não valha a pena. Só pode ser isso. A verdade é que você começa a acreditar, mesmo que no início você lute contra tais pensamentos, que você não vale a pena. Não para os relacionamentos. Você é ótima para outras coisas. E você começa a duvidar de tudo que te falam, de cada elogio que te façam, porque... A realidade é um pouco diferente do que as palavras dizem.
É como JK Rolling disse.... As palavras realmente são nossa inesgotável fonte de magia... E ultimamente é cada Avada Kedavra que eu tenho recebido que nem mesmo Harry Potter seria tão famoso nem Hermione Granger seria capaz de deduzir.

Gente, querem um conselho? Vou terminar o texto com o conselho que o Guia do Mochileiro das Galáxias deu para o Arthur Dent (Que não o leu) no quesito Amor: evite-o, sempre que possível.

Nenhum comentário: