sexta-feira, abril 21

Desculpe, mas DEVEMOS falar sobre Depressão.

Eu demorei muito para escrever este texto porque sei que ele vai mexer em vespeiro, mas... às vezes é necessário jogar algumas coisas na cara das pessoas.

Nós, e quando digo nós eu falo O MUNDO, precisa falar sobre DEPRESSÃO. Os últimos dias vi o quanto ainda as pessoas têm preconceito contra a doença, SIM, ELA É UMA DOENÇA. NÃO É FRESCURA, NEM FALTA DE NADA.

A depressão já é considerada a doença do século, e sabem por que? Porque ela mata silenciosamente, e sim, DEPRESSÃO MATA. Depressão faz uma pessoa definhar em poucos meses. Pessoas saudáveis se apresentam cadavéricas e quando vão ao médico, não encontram “nada” em seu organismo, mas eles esquecem de examinar a mente da pessoa.

Doenças mentais existem, sempre existiram, porém, antigamente, essas pessoas eram jogadas em hospícios, tomavam remédios fortíssimos e sofriam lobotomia. SIM, era assim que as pessoas com depressão eram “tratadas”.

Eu estou cansada de ouvir, e ler pessoas falando “ah vai pra igreja que passa”, “isso é falta de Deus na tua vida”, “estás assim porque não estás trabalhando”... Desculpe, mas se você já falou isso para alguém, VOCÊ É UM TREMENDO DE UM BABACA. Falar isso para alguém que se OBRIGA A ABRIR OS OLHOS, você não está ajudando. Se você não vai ajudar, então não atrapalha.

O jogo da Baleia Azul assustou muita gente porque a maioria das pessoas prefere jogar o problema pra debaixo do tapete do que enfrentá-lo. E esse jogo afeta crianças, pré-adolescentes e adolescentes porque eles ainda não sabem lidar com as emoções positivas, imagina lidar com a constante falta de viver. E sim, TODO DEPRESSIVO, TODO se não pensou, vai pensar em suicídio. Isso não é falta de peia, nem falta trabalho...

Todo e qualquer ser humano vem com algo chamado instinto de sobrevivência, que funciona como um botão vermelho para pessoa poder lutar do jeito que dá para ficar vivo, e uma pessoa que simplesmente tira a sua vida, PASSANDO POR CIMA DO SEU INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA não deve ser levada na brincadeira, pelo contrário, ela deve ser levada MUITO à sério.

Isso também não ocorre porque a pessoa quer chamar a atenção, não sejam tão ingênuos. Quem comete suicídio não está pensando em nada mais do que encontrar uma forma daquela coisa ruim que está em seu peito passar. É o ponto mais desesperador da dor da alma, quando remédio nenhum, quando droga nenhuma, quando nenhuma palavra funciona.

Pais e professores não estão preparados para lidar com esse tipo de coisa no seu filho, que para eles, aparentemente, falta de interesse nos estudos é preguiça. E o tratamento que os pais arrumam é castigo, palmadas, brigas... Porque, para os pais, se a nota está baixa é falta de interesse do filho pelos estudos... 

Quem chama alguém que quer se matar de imbecil está, além de empurrando essa pessoa para mais perto do suicídio, e estar cometendo UM CRIME (Induzimento ao suicídio) prova que é um grande filho da puta (Perdão pelo palavrão) desumano. Uma pessoa dessa não deve ter amor nem pelos pais e/ou filhos, que dirá pelo seu igual. Uma pessoa dessa é um perigo para a sociedade, e existem mais pessoas assim ao seu redor do que você imagina. Pessoas que você quer bem, pessoas que você chama de amigo, mas é uma pessoa que você, caso esteja passando por algo parecido, não pode contar, porque, vai te afundar mais ainda. E isso faz com que você se sinta mais sozinho.

Uma pessoa dessa não está muito distante daquela que te escuta mas que fala “Ah, vai pra igreja que passa”. NÃO. Se uma pessoa chega em você para conversar, ela não quer que você ignore o que ela está sentindo mandando ela procurar Deus, ela está procurando VOCÊ. Talvez, você já parou pra pensar que, se alguém procura por você relatando algo semelhante, é pra você usar seu conhecimento religioso para VOCÊ ajudar essa pessoa? VOCÊ, se utilizando da palavra de Deus ajuda-la, e não ignora-la mandando ir rezar. Não faça algo assim, você pode ser a última esperança dessa pessoa. Tenho pra mim que todas as religiões deveriam ter um grupo de apoio para as pessoas depressivas e angustiadas. Talvez criar passos como acontece com os alcoólicos anônimos. É assim que Deus ajuda. Se utilizando de pessoas como VOCÊ para ajudar seu igual. Jesus levou o amor por onde passava... Ele e seus apóstolos. Por que não pegar o exemplo dele e fazer o mesmo? Jesus foi Jesus porque OUVIA as pessoas... Talvez seja isso que esteja faltando... EMPATIA para com o outro.

Não ignore uma pessoa diagnosticada com depressão. Eu imploro. Talvez, você, que está lendo isso, não saiba quão ruim é você se sentir completamente sozinho. Isso não é legal. Novamente venho falar, está faltando nas pessoas EMPATIA para com o outro.

E pai e mãe, se você souber que seu filho está participando do tal Jogo da Baleia Azul... Procure ajudar seu filho, POR FAVOR, a dor de perder um filho não deve ser legal de sentir. E se esse filho se mata? Desculpa, mas a culpa não é dele e sim de vocês. E perder um filho para a morte é para sempre.

O que me assusta nesse jogo não é o jogo em si, mas as pessoas que estão jogando. Se há pessoas para jogar, você já deve pensar como as pessoas estão doentes. O desespero chegou a tal ponto que se cortar e/ou se matar é uma saída melhor que continuar vivendo.

E por favor, não diga que quem comete suicídio é covarde. Não. A pessoa que comete suicídio, a meu ver, é a pessoa mais corajosa que você vai conhecer. Não é fácil tirar o bem mais precioso do ser humano. E isso religião e direito dizem isso. “A vida é um presente, uma dádiva de Deus” e “A vida é o bem mais precioso do direito”, e isso é implantado nas nossas mentes desde antes de nascermos... Alguém que ultrapassa essa barreira e tira sua própria vida? É qualquer coisa, menos covarde.

Sejamos mais humanos. Sejamos SERES HUMANOS conectados com o semelhante. Sejamos melhores. Sejamos aquilo que Deus esperou que fôssemos ao nos criar ou sejamos o que Jesus achou que fôssemos para que pudesse morrer por nós na cruz. Você, que chama alguém que quer se matar de imbecil, está ofendendo tudo aquilo que Jesus quis que nós fôssemos.
É um apelo que faço.

Vamos fazer a diferença.
Luz e paz a todos.


Nenhum comentário: